Sobre o Projecto

INTRODUÇÃO

Os sistemas de abastecimento de água são sistemas a grande escala que abstraem, tratam e transportam a água para os consumidores em vastas áreas geográficas, sendo fundamental uma operação segura e eficiente desses sistemas. Estes sistemas causam impactos ambientais significativos devido à enorme quantidade de energia consumida, as emissões de GEE associadas, e fugas de água. Os sistemas de controlo atuais são projetados para fornecer água, não para fornecer água de forma eficiente. Além disso, a operação e gestão de redes de água ainda conta com a experiência acumulada das empresas distribuidoras, o que fez surgir uma pergunta “se os sistemas de abastecimento de água são na maioria das vezes ineficazes, porque é que as empresas distribuidoras ainda não aplicam abordagens avançadas, como as que estão sendo propostas no LIFE SWSS? “.

Sítios de Demonstração: Oeste
overview_2

O projeto LIFE SWSS surgiu assim dos seguintes drivers:

  • Consumo Intensivo de energia dos sistemas de abastecimento e respetivas metas da UE para 2020 (Pacote Energia-Clima da UE, conhecido como 20-20-20 “.
  • Perdas de água (fugas) – problema comum em sistemas de abastecimento de água que prejudica a eficiência dos recursos hídricos e relacionada com a iniciativa emblemática da estratégia Europa 2020 e com a Diretiva-Quadro da Água (DQA).
  • Dificuldade em dar o passo em frente – Como fortemente enfatizado no relatório especial do The Economist, sobre sistemas inteligentes (2010/04/11) “… os sistemas de distribuição de água atuais ainda são essencialmente redes de tubos burros”.
  • Para resolver estes problemas comuns, faz falta aos serviços públicos de abastecimento água e à sua cadeia de fornecimento, uma plataforma integrada (plataforma SWSS) que permita uma gestão operacional eficiente e apoio à decisão.

ABORDAGEM

O projeto tem como objetivo demonstrar uma plataforma inovadora (SWSS) para a gestão e apoio à decisão de sistemas de abastecimento de água sob condições reais de trabalho. A plataforma SWSS será composta por cinco módulos: (1) Preditivo, (2) Simulação hidráulica, (3) Avaliação, (4) Fugas e (5) Otimização, que juntos irão apoiar as empresas de água a melhorar a eficiência energética e eficiência da água nos seus sistemas. Os módulos SWSS são baseados em desenvolvimentos anteriores dos parceiros do consórcio, que serão integrados em uma única plataforma neste projeto. A plataforma SWSS será demonstrada em 3 sistemas de abastecimento, que foram selecionados devido às suas características distintivas e nível de instrumentação.

project_img1
SWSS Abordagem

A metodologia geral a aplicada no LIFE SWSS compreende os seguintes passos:

  • Levantamento dos sistemas de demonstração para caracterizar as condições operacionais reais e recolher os parâmetros relevantes para serem usados nos módulos SWSS. Estes parâmetros serão coletados por meio de equipamento de medição portátil.
  • Aplicação dos módulos SWSS nos sistemas de demonstração, o que implicará personalização e validação dos módulos SWSS em cada um.
  • Implementação de bombagem reversa em sistemas gravíticos.
  • Implementação da plataforma SWSS envolverá a integração de módulos SWSS, treinar supervisores dos sistemas de abastecimento para a sua utilização e, em seguida, colocá-la em funcionamento nos três sistemas de demonstração.
  • Avaliação da economia de energia e de água produzida nos sistemas de demonstração através da realização de Medição e Verificação (M & V) de acordo com o protocolo internacional IPMVP. Para a realização adequada de M&V será necessário instalar equipamentos de monitoramento complementar e integrá-los em sistemas SCADA existentes.
  • Elaboração de diretrizes de transferibilidade que proporcionarão uma orientação sobre a implementação da plataforma SWSS em outros sistemas de abastecimento de água.
  • Será realizada uma avaliação socioeconómica a fim de avaliar os impactos do SWSS na economia local, cidadãos e empresas.
  • A comunicação e divulgação dos resultados do projeto considera as seguintes atividades: criação de website, o relatório Layman, quadros de avisos, organização de workshops nacionais (5), a organização de um fórum de intercâmbio de partes interessadas (stakeholders) (6) participação ativa nas conferências nacionais e europeus (8) e feiras (3), networking com projetos em curso e elaboração de material de divulgação (comunicados de imprensa, brochuras e newsletters).

OBJETIVOS

O LIFE SWSS tem os seguintes objetivos:

1.Criar uma plataforma de gestão e de apoio à tomada de decisão inovadora (SWSS), com base em cinco módulos anteriormente desenvolvidas por parceiros do consórcio: (1) módulo preditivo, (2) módulo de simulação hidráulica, (3) módulo de avaliação, (4) módulo de fugas e (5) módulo de otimização;

2.Demonstrar a plataforma SWSS em três sistemas de abastecimento de água, em condições reais de operação;

3.Reduzir o consumo de energia (num total de 2,6 GWh ), emissões de GEE associadas (num total de 1.243 ton CO2eq) e perdas de água (num total de 276.000 m3) , através da implementação da plataforma SWSS nos sistemas de demonstração e através da implementação de bombagem inversa para a recuperação de energia (energia renovável) em sistemas gravíticos;

4.Implementação de bombagem inversa em sistemas de gravíticos (energia renovável);

5.Divulgação dos resultados do projeto.

PROGRESSO DO PROJETO

Principais realizações até março de 2018

As ações B1 – B5 estão concluídas.

Ação B6 Plataforma SWSS: a implementação da plataforma SWSS no sistema AdA está em andamento, devendo estar concluída em abril.

Ação C2 M&V: o relatório preliminar ” Report with baselines of demonstration systems “, com as informações disponíveis nos sistemas demonstradores da AdA, EPAL Centro e Oeste foi concluído.

A APP M&V  continua a ser desenvolvida, estando prevista a sua conclusão para abril 2018.

Ação D4 Atividades de divulgação do projeto

  • O LIFE SWSS foi apresentado no dia 11 de setembro de 2017 por Marco Estrela, com apresentação oral, no workshop “Innovative Water Saving Solutions” organizado pelo projeto Less-Water Bev.Tech durante a Feira Internacional DRINKTEC, em Munique, na Alemanha.
  • O LIFE SWSS foi divulgado na Porto Water Innovation Week / Water Match / EIP Water Conference, de 28 a 29 de setembro de 2017, em um stand na feira do evento. Um poster “Energy efficiency in water supply systems. Demand prediction and system optimization” foi apresentado por João P. Ribau e Tiago Luna (ISQ) Um segundo cartaz “Energy recovery using pumps running as turbines” foi apresentado por Laura Monteiro (IST) Tiago Luna fez também uma apresentação oral do projeto LIFE SWSS.
  • O 3ºWorkshop LIFE SWSS e o 3º SEF foram realizados no dia 25 de outubro de 2017 no Algarve.
  • Uma comunicação oral, “Smart Water Supply Systems. Optimização da gestão de energia nos sistemas de abastecimento de água ”, foi feita por João P. Ribau (ISQ) no Workshop INEGI  sobre Redes Inteligentes de Energia, INEGI, Porto, Portugal, em 11.11.2017.
  • O LIFE SWSS foi divulgado na ENEG 2017, de 21 a 24 de novembro de 2017, em Évora. Laura Monteiro (IST) fez uma apresentação oral intitulada “Perdas de água e eficiência energética em sistemas adutores”. Pedro Póvoa (AdTA) fez também uma apresentação oral intitulada “Plataforma de apoio à decisão através da previsão de consumos em sistemas de abastecimento”.
  • Ricardo Rato (ISQ) apresentou o projecto LIFE SWSS no evento “Desafios da Água” organizado pela AdA nos dias 1 a 2 de Março em Albufeira, Algarve.
  • A 3ª visita ao projeto ocorreu no dia 13 de março de 2018, no ISQ.
  • O 4º SEF teve lugar no dia 23 de março de 2018 no IST, Lisboa

 

 

Principais realizações até junho de 2017

As ações B1 – B.4 foram concluídas.

Ação B5 Módulo de otimização: o desenvolvimento do módulo ainda está em execução. Foram alcançados bons resultados com a rede testada. Upscaling para uma rede maior é o próximo passo. Um segmento do sistema Ada “Sotavento” será usado para esse fim.

Ação B6 Plataforma SWSS: a implementação da plataforma SWSS no sistema AdA está em andamento.

Ação C2 M&V: foi elaborado um relatório preliminar ” Report with baselines of demonstration systems “, com as informações disponíveis no sistema AdA. A análise dos sistemas Centro e Oeste está em andamento e deverá ser concluída nas próximas semanas.

Em relação ao APP M&V a AdP e HIDROMOD continuam o seu desenvolvimento. O prazo para a conclusão é 30 de setembro de 2017.

Ação D4 Atividades de divulgação do projeto

  • O IST submeteu um artigo à conferência CCWI 2017 (Computing and Control for the Water Industry, que terá lugar em setembro, em Sheffield (Reino Unido)
  • O IST irá submeter um artigo à conferência ENEG, novembro, Évora (o prazo para apresentação é final de junho)
  • O 3ºWorkshop LIFE SWSS + SEF terão lugar no dia 25 de outubro de 2017 no Algarve.

PLATAFORMA SWSS

Plataforma SWSS